sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Breve História da Empresa

Breve História da Empresa

Sempre existiram formas de trabalhos organizadas e dirigido. Contudo as empresas desenvolveram-se de forma lenta até a revolução industrial.
Muitos investigadores dividem a história da empresa em 6 fases.

Fase artesanal
Desde a antiguidade até 1780, o regime de produção esteve limitado a artesãos e a mão-de-obra intensiva e não qualificada, principalmente mais direcionada para a agricultura, o sistema de comércio era de troca por troca (trocas locais)

Fase da industrialização
Com a revolução industrial, as empresas sofreram um processo de industrialização ligado as máquinas. O uso do carvão, nova fonte de energia, veio a permitir um enorme desenvolvimento nos países.

A empresa assume um papel relevante no desenvolvimento da sociedades, introduzindo novas máquinas consoante o material que se queria produzir, como a máquina de fiar, o tear, maquina a vapor, a locomotiva. etc

Fase de desenvolvimento industrial
Os dois expoentes marcantes desta fase, são o aço e a eletricidade. O ferro é substituído pelo aço, como fonte básica da indústria, e o vapor é transferido pela electricidade e derivados de petróleo.

O desenvolvimento do motor de explosão e do motor eléctrico, estabelecem uma relação entre a ciência e o avanço tecnológico das empresas. Isto fez com que se desse o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, o que permitiu encurtar as distancias entre diferentes áreas, o que permite o desenvolvimento rápido do intercambio comercial.

Fase do Gigantismo Industrial
Nesta fase as empresas atingem enormes proporções, passando a actuar em operações de âmbito internacional e multinacional.

Surgem os navios cada vez mais sofisticados e de grande porte, grandes redes ferroviárias e auto-estradas cada vez mais acessíveis. O automóvel e o avião tornam-se veículos cada vez mais usuais / correntes, e com o aparecimento da televisão as distâncias encurtam-se.

Fase moderna
Corresponde à fase em que o desenvolvimento científico e tecnológico das empresas se afirma de forma surpreendente e a utilização de meios tecnológicos cada vez é mais preciso.

Cada vez é mais notório o contraste entre os países do norte e do sul, começando a ser classificados por países desenvolvidos (os da zona norte, mais avançados a nível tecnológico e empresarial), e países "em vias de desenvolvimento" (países da zona do sul, menos industrializados, e mais rurais).

Nos países desenvolvidos começam a “circular” novos materiais básicos ( p.ex plástico alumínio ,fibras sintéticas, etc.). Ao petróleo e electricidade são aumentadas novas formas de energia, como a nuclear e a solar.

O surgimento de novas energias como o circuito integrado e a informática permitem a sofisticação da qualidade de vida quotidiana. O uso de TV a cores, computador, comunicação por satélite e os carros permite dinamizar as empresas. Existe uma relação directa entre empresa, consumo, publicidade. Várias formas de publicidade são hoje em dia estudadas pelos departamentos de marketing das empresas sendo que o meio publicitário que tem crescido mais nos últimos anos é a internet, sites como http://www.pandaempresas.com surgem cada vez com mais frequência em todos os Países Desenvolvidos e em vias de desenvolvimento.

Os consumidores cada vez passam a ser mais existentes em termos de tecnologia. Surge então a competição entre as empresas no intuito de satisfazer os clientes, o que leva de forma directa e indirecta ao avanço tecnológico. Por trás deste avanço está estudos científicos. A ciência cada vez fica mais ligada à empresa.

Fase de incerteza Pós – Moderna
Hoje em dia, as empresas encontram-se num clima de turbulência. O ambiente externo das empresas caracteriza-se por uma complexidade e mobilidade que os empresários não conseguem “gerir” de forma adequada.

Nesta fase, as empresas lutam com escassez de recursos e cada vez é mais difícil colocar os produtos no mercado. As empresas tendem a estagnar, o que não é recomendável, pois a empresa deve assumir-se como um sistema de aberto a mudanças e inovações a todos os níveis, nomeadamente a nível de produtos internos e gestão.

Quadro de síntese

Fase artesanal: Antiguidade até à revolução industrial 1780
Fase da industrialização: Primeira revolução industrial 1780 - 1860
Fase do desenvolvimento industrial: Segunda e terceira revolução industrial 1860 - 1914
Fase do gigantismo industrial: Entre as duas grandes guerras mundiais 1914 - 1945
Fase moderna: Do pós–guerra até à actualidade 1945 - 1980
Fase de incerteza: Actualidade após 1980

Nenhum comentário:

Postar um comentário