terça-feira, 28 de abril de 2009

Plano de Negócio: O que é? Como Elaborar?

SOBRE OPORTUNIDADE

Este realmente é um bom negócio?


O primeiro ponto sobre o qual você precisa ter certeza é quanto à oportunidade de negócio que identificou. Será que você realmente tem uma oportunidade de negócio nas mãos ou apenas uma idéia na cabeça?

QUAL A DIFERENÇA?

De maneira bem simples e direta, podemos dizer que se existe alguém querendo comprar os produtos de um “Comércio de Produtos de Informática”, e você percebeu que pode fazer com que também comprem da empresa que montar, existe então uma oportunidade de negócio.

Afinal de contas podemos resumir a atividade de “Comércio de Produtos de Informática” numa ação de vender e lucrar. Se for comprovada a possibilidade de vender os produtos do “Comércio de Produtos de Informática” que pretende montar e de lucrar, então você encontrou uma oportunidade de negócio.

Note bem, vender e lucrar. Não basta somente vender. O que realmente é determinante de uma boa oportunidade é a quantidade de lucro. Não serve qualquer lucro. Mas somente um montante que compense toda a empreitada, isto é, que supere em ganhos o retorno que poderia ser obtido em outros negócios e investimentos. Assim, uma questão puxa a outra.
Para começar, você precisa confirmar a existência de interessados em comprar os produtos que pretende oferecer no “Comércio de Produtos de Informática”, e que você consiga que eles comprem também de você.
Por um preço que compense todos os seus custos e dê lucro.
Em quantidade que acumule no final de um período de tempo um montante de lucro que compense a empreitada.
E que estas condições durem por tempo que compense a montagem do negócio. Isto é, dê o retorno que você deseja.
E ainda, que você realmente esteja disposto a enfrentar e comandar o dia-a-dia desta operação significa que você e sua família adaptarão o estilo de vida às condições que este negócio necessitar, caso esteja no comando da operação do Comércio de Produtos de Informática.

Identificar estas questões, refletir sobre elas, obter resposta para cada uma delas e conseguir as condições necessárias para realizá-las é o que chamamos de planejamento prévio do negócio.

Então, o próximo passo que recomendamos, após a leitura deste texto, é que você inicie a preparação de um “Plano de Negócio”.
PLANO DE NEGÓCIO: O QUE É? COMO ELABORAR?

O “Plano de Negócio” do seu empreendimento equivale a um projeto de sua empresa, no qual cada uma das questões anteriores deve ser esmiuçada, estudada, compreendida e dominada para que você seja hábil o suficiente para tomar decisões corretas como empresário do ramo de “Comércio de Produtos de Informática”.

Um “Plano de Negócio” pode ser entendido, então, como um conjunto de respostas que define os produtos e os serviços que serão oferecidos, o formato de “Comércio de Produtos de Informática” mais adequado, o modelo de operação do “Comércio de Produtos de Informática” que viabilize a disponibilização destes produtos e serviços e o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis pelo “Comércio de Produtos de Informática” deverão possuir e desenvolver, para realmente conseguir ganhar dinheiro com o empreendimento.

O QUE CONSIDERAR NUM PLANO DE NEGÓCIO (PN)?

Perguntas que devem ser respondidas com Plano de Negócio.

Definições que devem ser feitas por você.


P: Quais produtos o “Comércio de Produtos de Informática” vai oferecer?
D: Esta é a primeira definição. Ela é a mais importante, pois condicionará todas as demais. O fundamento aqui é que as necessidades de pessoas ou empresas devem ser atendidas. No caso dos produtos que você pensa em oferecer, como descobrir se existe interesse de pessoas ou de empresas? Qual o modelo de empresa com o qual você poderia influenciar a decisão de compra dos futuros clientes? O estudo do mercado, ou seja, da concorrência, dos fornecedores e dos clientes em potencial será a parte principal do seu projeto de empresa, do seu Plano de Negócio.

P: Como serão obtidos os produtos para comercialização?
D: Como identificar os melhores fornecedores? Quais condições de aquisição serão mais adequadas? Como negociar e obter facilidades de pagamentos condizentes com a estratégia de venda? Quais volumes devem ser adquiridos em função de previsão de venda e prazos de fornecimento? Quais níveis de estoque devem ser considerados, que atendam a operação da empresa, sem comprometer a disponibilidade financeira.

P: O que de melhor será oferecido?
D: Os trunfos da concorrência devem ser identificados. O que deve ser oferecido aos clientes que seja um diferencial, que seja mais atrativo do que a concorrência já oferece? Qual vantagem será oferecida aos clientes que supere a concorrência? E quanto aos novos concorrentes, existe a possibilidade de surgirem novos de maior capacidade? Observe que sempre é possível ser melhor ou se igualar aos melhores concorrentes. Se o nível tecnológico igualar as empresas, supere em serviços agregados, isto é, no atendimento ao cliente.

P: Quem é e onde está o cliente?
D: O mercado comprador deve ser estimado. Deve ser conhecido. Quem freqüentará seu Comércio de Produtos de Informática? Por que freqüentará? Quantos serão estes clientes? Onde estão estes clientes? Como chegar até eles? Como influenciar na decisão de freqüentar seu Comércio de Produtos de Informática? Como será sustentada a quantidade de clientes necessária para viabilizar o Comércio de Produtos de Informática?

P: Onde será instalada a empresa?
D: Quais aspectos de localização devem ser considerados para facilitar a atração de clientes? Estacionamento para clientes é relevante? Existem restrições legais para instalação deste tipo de empresa na localidade escolhida?

P: Qual deve ser a competência dos dirigentes da empresa?
D: Que nível de conhecimento técnico é necessário para comandar um “Comércio de Produtos de Informática”? Quais são as habilidades que devem ser desenvolvidas? Como adquirir experiência neste ramo de negócio (se já não possuir)? Qual deve ser o perfil de empresário neste ramo de negócio? Como desenvolver este perfil?

P: Como será a empresa?
D: Para este tipo de negócio que estrutura de operação adotar? Quais responsabilidades de cada um? O que será exigido de cada funcionário?
Como estes serão treinados para cada função? Para a administração geral do negócio? Para a função comercial? Para a gestão financeira? Como sistematizar estas funções para se integrarem num processo de gestão ágil e econômico para um “Comércio de Produtos de Informática”?

P: Que preço será cobrado?
D: Qual a necessidade de faturamento que a empresa projetada terá? Quais serão seus custos? Quais serão suas possibilidades de preço? Quais preços a concorrência pratica? Como superar os preços da concorrência? É importante superar os preços da concorrência? Qual lucro pode ser gerado?

P: Que resultado será obtido?
D: O formato de empresa projetado gerará lucro? Compensará o investimento? Que outras alternativas de formato de “Comércio de Produtos de Informática” podem ser adotadas?

P: Qual investimento será necessário? Quando virão os resultados? Por quanto tempo suportará movimento fraco?
D: Qual previsão de gasto inicial? E nos primeiros meses de funcionamento? Já tem disponibilidade financeira? Necessitará de crédito adicional? Sócio é a opção escolhida para aumentar o capital? Qual o perfil do sócio ideal? Qual o papel de cada sócio?

Veja quantas perguntas, quantas dúvidas aparecem no projeto de sua empresa. E isto é apenas uma amostra. Com certeza, ao se aprofundar no estudo das características do negócio “Comércio de Produtos de Informática”, muitas outras questões surgirão. Elaborar um plano de negócio é o passo mais importante que você pode dar.

Existem muitos cursos no mercado que ensinam como elaborar um plano de negócio. Tanto para definir as questões certas do negócio escolhido como para obter as respostas mais adequadas. Você também pode estudar as diversas publicações e livros facilmente encontrados em livrarias.

Algumas das respostas virão em forma de estratégias, planos de ação, métodos de trabalho, e outras serão conclusões numéricas que medirão o efeito de cada decisão que você tomar para a formatação de sua empresa. Dentre todas as questões que você se dedicar em esclarecer, recomendamos atenção especial para as seguintes:

Gastos (investimento inicial, custos e despesas);
Preço de venda;
Escala - Ponto de Equilíbrio e Margem de Contribuição;
Retorno do investimento.

Estas quatro questões são decisivamente importantes, pois elas refletirão as conseqüências do conjunto de respostas que obter para todas as questões que identificar. Todas as decisões que forem tomadas na formação da empresa terão impacto direto no volume de vendas, no volume de gastos, no preço, e principalmente na lucratividade da empresa e na rentabilidade do seu investimento. Isto é, quanto de lucro você obterá na realização de vendas e quanto você poderá obter de volta da empresa como pagamento do investimento que fará ao montar seu “Comércio de Produtos de Informática”.

Compreenda que a análise destas quatro questões é a forma direta
de avaliar todas as respostas de todas as demais questões,
e de projetar a viabilidade do Comércio de Produtos de Informática.


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo:
http://www.sebraesp.com.br/.

COMECE CERTO - COMÉRCIO DE PRODUTOS DE INFORMÁTICA